domingo, 31 de maio de 2009

Laboratório Virtual de Física






Endereço: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/

Endereços secundários:
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived2008/05Colisoes/animacao/colisao_bidimensional.html

Descrição: O segundo REA tem o aspecto mais técnico, é um simulador que permite que o aluno exercite seu aprendizado teórico. O simulador apresentado atua na área da física onde apresenta colisões bidimensionais. Considerando duas bolas de bilhar em uma mesa, o estudante tem a oportunidade de analisar diversas possibilidades de choques entre essas bolas.

Na página do professor Romero Tavares (http://www.fisica.ufpb.br/~romero/) encontramos vários simuladores no mesmo estilo. Ele utiliza um software para o desenvolvimento dos seus simuladores chamado de Modellus.

Na realidade, a apresentação do REA não está diretamente baseada nos simuladores apresentados, mas sim no software (Modellus) que permite a criação deles.

Critério de escolha:

1 - Facilitar ao aluno a construção dos conceitos da física e sistematizar os conceitos de quantidade e movimento.

2 - Permite a interação de entrada de dados pelo aluno e a visualização dos resultados.

3 - Identificar a interação entre as ações físicas do sistema obedecendo a terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação).

4 - Orientação para os professores de como usar o objeto de aprendizagem.

5 - Acesso online.

Adaptação: Aplicar o objeto educacional para potencializar o processo da aprendizagem significativa (ou aprendizagem de significados), considerado um momento forte nas ações cognitivas. Cabe a sua utilização na etapa prévia da construção de conceitos mais gerais, assim como na construção de conceitos mais específicos, de acordo com as atividades passadas pelo professor.



Observação geral:



Considerando o estudo realizado durante a atividade, foi identificado o potencial da ferramenta que ajudou na construção do simulador. Apresento abaixo algumas considerações sobre o Modellus.



Como primeiro critério, defino a competência do software Modellus, que permite a construção de experiências e simuladores com base em modelos matemáticos que possibilitam atuar no ensino de aprendizagem de Matemática, Física e Química.



O ambiente permite a geração de animações que ajudam a análise e o entendimento visual do problema apresentado.



O Modellus pode apresentar os dados em tabelas ou gráficos para facilitar a leitura dos resultados.



O Modellus permite a criação de controles e entrada de dados. Desta forma, o usuário controla o simulador para gerar informações de entrada e saída, desenvolvendo o estudo da sua disciplina propriamente dita, como por exemplo, a colisão como apresentamos no início.



Por último, temos o produto final gerado pelo Modellus: o arquivo executável e/ou formato para colocar acesso online, fazendo com que o produto final fique independente.



Apesar do meu conhecimento na questão técnica de desenvolvimento ser ainda superficial, imaginei que poderíamos verificar a adequação do Modellus para gerar simuladores dentro do Second Life, somando a estrutura 3D com a capacidade da geração de máquina simuladas.


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